sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Sabia que…


…triscaidecafobia é a palavra que designa o  medo irracional do número 13. Este número está associado ao azar e as pessoas mais supersticiosas evitam-no. Há até quem não saia de casa nas sextas-feiras 13.


Porque temos de dormir?


   O nosso corpo e o nosso cérebro devem repousar. Quanto ao cérebro, é complicada a explicação. 
   A noite é composta por ciclos  que se alternam em longas fases do sono profundo com curtas fases de sono paradoxal, durante as quais sonhamos: é o sinal de uma atividade cerebral intensa e não controlada.   O sono é indispensável para o nosso equilíbrio psíquico. Daí a necessidade de cada qual conhecer o tempo de sono de que necessita para viver saudavelmente. O ideal é ter um horário certo para se deitar e para se levantar.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Sabias que...

… mesmo quando estamos a dormir o nosso cérebro não para e é por isso que sonhamos. Quando estamos em repouso, o cérebro relembra os acontecimentos do dia e da nossa rotina, levando-nos a sonhar com coisas que nos parecem estranhas e sem sentido.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Crise afeta cuidados de Saúde


   Já existem utentes que reduzem o número de tomas da medicação como forma de o medicamento durar mais tempo. A Saúde está cada vez mais cara
   A CRISE está a afetar o acesso dos portugueses aos cuidados de saúde, com menos dinheiro para ir ao médico, com menos recursos para seguir a medicação recomendada.
O assunto está na ordem do dia, não pela crise, mas pelos seus reflexos na Saúde.
O Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS) considera que a crise e a austeridade dificultaram o acesso dos portugueses aos serviços de saúde e sublinha a preocupação com a contenção de gastos no setor.
“A intensificação dos efeitos da crise e consequente pressão para a contenção nos gastos produz nos serviços de saúde um clima que pode levar esses mesmos serviços a não oferecerem aos doentes aquilo que melhor convém à sua condição de saúde”, refere o Relatório de Primavera 2012.
O documento, intitulado “Crise e Saúde - Um país em sofrimento”, refere um “racionamento implícito” na saúde, explicando que este “não decorre de instruções ou de decisões explícitas para limitar a prestação de cuidados de saúde necessários, mas resulta de comportamentos restritivos, como consequência de um clima de intensa contenção de gastos por parte de decisores pressionados para limitar despesas e avaliados em função disso”.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses corrobora das conclusões deste estudo, mas acrescenta que a realidade “é bem mais dura do que aquilo que se diz”. Enfermeira há mais de 30 anos, Conceição Rodrigues diz não se lembrar de “uma deterioração tão grande e tão grave no acesso aos serviços de saúde que se prestam, neste momento, em Portugal”.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Benefícios do Café

   Os benefícios do café para a saúde são muitas vezes ignorados quando se fala sobre o café, por causa do perigo que a ingestão excessiva de café cai no erro de pensar que uma planta não é saudável, isso está longe de ser realidade.
   O consumo regular e moderado de café tem muitos benefícios de saúde, e problemas contra ele só aparecem quando você consome mais do que três ou quatro xícaras por dia durante um longo tempo. A ingestão em excesso dessas medidas pode dar um perigo real para a saúde.
   Com grãos moídos de café torrado e prepara uma mistura conhecida mundialmente por suas propriedades estimulantes e energizantes. É uma bebida ideal para iniciar um dia atarefado e exigente, nos dá força e energia para que nosso desempenho não vacile, ou pode ser uma boa maneira de recarregar as suas baterias no meio de uma intensa atividade, especialmente de saúde mental doente.